Resolução Alternativa de Litígios

A Resolução Alternativa de Litígios (RAL) oferece aos consumidores a possibilidade de recorrer a entidades oficiais que auxiliam na resolução ou orientação de litígios. A plataforma Resolução de Litígios Online (RLO) é um site oficial gerido pela Comissão Europeia, dedicado a ajudar os consumidores e comerciantes a resolver litígios fora dos tribunais: Resolução de Litígios Online .

Os clientes classificados como consumidores nos termos da Lei n.º 144/2015 que tenham celebrado contratos de compra e venda e/ou de prestação de serviços têm o direito de submeter os seus litígios às entidades oficiais que auxiliem na resolução de conflitos relacionados com tais contratos, sem prejuízo da possibilidade de intentar ações judiciais nos tribunais.

A lista atualizada de entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) disponíveis ao abrigo do artigo 17.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro , encontra-se listada no Portal do Consumidor , acessível através do sítio www.consumidor.pt . Para mais informações, pode ainda consultar a Lei n.º 144/2015 .

Além disso, para litígios decorrentes de compras online , os consumidores podem recorrer à plataforma de Resolução de Litígios Online (RLL) da UE , concebida para facilitar a resolução de litígios online:

Plataforma Europeia de Resolução de Disputas Online


Entidades Oficiais de RAL em Portugal

 CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo  www.cniacc.pt

 CIMAAL – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve  www.consumidoronline.pt

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra  www.centrodearbitragemdecoimbra.com

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa  www.centroarbitragemlisboa.pt

 Centro de Informação e Arbitragem de Consumo do Porto  www.cicap.pt

 Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave / Tribunal Arbitral  www.triave.pt


Para quaisquer dúvidas ou disputas relacionadas à nossa loja, entre em contato conosco através dos detalhes abaixo.

Informações de contato

 WhatsApp: +351 931776769(Dias úteis, 9h - 17h30)

 E-mail: comercial@mhel.pt